Exercícios de Fortalecimento no Tratamento Da Diástase Pós-Gestacional

Durante a gravidez ocorrem várias alterações no organismo da mulher tanto no seu estado psicológico quanto no seu estado físico e uma delas é o afastamento da musculatura reto abdominal, denominada como diástase.

Este trabalho objetivou retratar a diástase após o período gestacional e a aplicação de exercícios de fortalecimento para mulheres visando reduzir esse quadro.

A diástase é considerada fisiológica quando não ultrapassa os três centímetros de separação referente a linha alba, mas quando a musculatura apresenta uma separação excessiva, é provável que a gestante poderá apresentar complicações pós o período gestacional como dores na região lombar, hérnia nas vísceras, disfunções urogineológicas ocorrendo durante todo o período de puérperas.

Conclui-se que exercícios de fortalecimento aplicado são eficazes para reverter este processo mitigando possíveis intervenções cirúrgicas sem a mulher precisar submeter a possíveis intervenções cirúrgicas.

A diástase do músculo reto abdominal (DMRA) é um tema pouco debatido entre as mulheres, o período pós gestação figura como sendo um momento importante para o restabelecimento das condições pré gestação, e o fortalecimento da região abdominal figura como uma ação determinante.

Foi relatado que o quadro DMRA não causa dores na região do abdômen, pelo simples fato da musculatura estar afastada da linha alba (LA) durante o período gestacional, mas este quadro pode acarretar futuras complicações para a saúde da mulher pós o período de gestação.

Além disso, quando a mulher é diagnosticada com DMRA, há uma grande exposição do feto durante a gestação, pois a camada muscular do abdome não estará protegendo a região como deveria podendo ser considerada como uma percursora de complicações.

Os exercícios de fortalecimento na DMRA são os mais indicados após o período de puerpério, assim como a inclusão de combinações entre atividades aeróbicas e exercícios resistidos.

Complementando essas sessões e com o auxílio de um profissional capacitado, a ginástica abdominal hipopressiva é uma prática utilizada no fortalecimento da musculatura abdominal no período de puérperas ou pós-parto imediato e como terapias coadjuvantes o método Pilates e sessões de eletroestimulação, as quais favorecem uma recuperação mais rápida.

Devido a toda adversidade enfrentada durante e após o período gestacional, com base nos estudos, os exercícios de fortalecimento para as mulheres que estão no período de puerpério são uma excelente escolha, desde que seja feito com a ajuda de um profissional especializado que indicará exercícios adequados e leves, mas com grande poder de melhora ou reversão na DMRA mitigando possíveis intervenções cirúrgicas.

Leia o artigo completo em: http://revistaeletronicafunvic.org/index.php/c14ffd10/article/view/117/119

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *